USP tem 247 pesquisadores entre os mais influentes da ciência mundial
A USP tem 247 pesquisadores na Updated science-wide author databases of standardized citation indicators [1], uma lista que classifica os cientistas mais influentes do mundo nas respectivas áreas de atuação.
Divulgado no dia 10 de outubro pela editora Elsevier, o estudo é elaborado anualmente por pesquisadores da Universidade Stanford (EUA) e analisa a influência dos cientistas a partir da Scopus – a maior base de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares – a partir do cálculo de um indicador composto de citações (c-score), capaz de retratar de maneira mais abrangente o impacto do trabalho de cada cientista.
Os cientistas são classificados em 22 áreas do conhecimento e 176 subáreas.
A seleção final engloba os 100 mil cientistas com maior c-score e também os 100 mil cientistas que publicaram ao menos cinco artigos em publicações científicas de impacto mundial e estão entre os 2% melhores em seu subcampo de pesquisa. Os resultados são apresentados em duas categorias: Impacto no ano de 2021 e Impacto ao longo da carreira. A lista de 2021 é composta de um total de 200.409 cientistas.
Cientistas mais influentes em 2021
Na categoria Impacto no ano de 2021, 1.212 pesquisadores brasileiros foram classificados, sendo 247 da USP, a instituição com maior número de cientistas na lista. A Unicamp teve 87 pesquisadores mencionados e a Unesp, 66.
No ano passado, a USP teve 230 pesquisadores classificados e, em 2020, foram 158. Acesse aqui a lista completa [2], por área, dos 247 pesquisadores da USP mais influentes em 2021.
Metodologia – A metodologia utilizada para a elaboração da Updated science-wide author databases of standardized citation indicators foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Stanford, em 2016, a partir do cálculo do indicador composto de citações (c-score).
O índice composto de citações é calculado a partir de seis parâmetros: número total de citações, excluindo as autocitações, recebidas no ano anterior; índice H; índice ajustado de coautoria Schreiber; número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é autor único; número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é autor único ou primeiro autor; e número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é o autor único, primeiro autor ou último autor.
A seleção final engloba os 100 mil melhores cientistas por c-score mais os 100 mil cientistas classificados no c-score top-2% de cada subárea de conhecimento.
Confira os docentes da Esalq listados:
Área do conhecimento Agriculture, Fisheries & Forestry
Paulo Cesar Sentelhas [3]
José Alexandre Melo Demattê [4]
Gerd Sparovek [4]
Carlos Eduardo Pellegrino Cerri [4]
Mauricio Roberto Cherubin [5]
Roberto Sartori Filho [6]
Severino Matias de Alencar [7]
José Leonardo de Moraes Gonçalves [8]
Área do conhecimento Biology
Pedro Henrique Santin Brancalion [9]
José Roberto Postali Parra [10]
Celso Omoto [11]
Gilberto José de Moraes [12]
Ricardo Antunes de Azevedo [13]
Elliot Watanabe Kitajima [4]
Por Erika Yamamoto, para o Jornal da USP (https://jornal.usp.br/?p=578014 [14])