Matrículas - Alunos regulares ingressantes

Períodos de matrícula

PPG ESALQ e PPGI Ecologia Aplicada
1º semestre de 2025: de 20/01 a 21/02. Início das aulas: 10/03
2º semestre de 2025: de 07 a 31/07. Início das aulas: 11/08

Atenção: não serão aceitas matrículas fora de prazo

Documentos para a matrícula

Todos os documentos devem ser digitalizados/convertidos para PDF. Por favor, nomeie os arquivos com os nomes dos respectivos documentos.

Alunos brasileiros

  • Formulário de matrícula
  • E-mail de aceite (PDF)
  • E-mails de aceite dos ministrantes das disciplinas e aval do orientador (PDF)
  • RG legível (cédulas de identidade do CREA ou de habilitação não serão aceitas)
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Diploma do curso superior - frente e verso. Caso ainda não o possua, apresentar, em caráter provisório, documento comprobatório de conclusão e colação de grau e título obtido, emitido pela Secretaria de Graduação. As datas de conclusão e colação de grau - dia/mês/ano - devem ser anteriores ao último dia de matrícula na ESALQ, sendo, obrigatoriamente, as mesmas que constarão no diploma a ser expedido. Este deverá ser entregue no SVPG posteriormente
  • Somente para matrícula no Doutorado: Histórico escolar do Mestrado 
  • Somente para matrícula no Doutorado: Diploma do Mestrado (frente e verso). Caso ainda não o possua, apresentar certificado de defesa indicando o título obtido, informando que NÃO há pendência com a universidade, que faz jus ao título de Mestre e/ou que o diploma encontra-se em fase de expedição. A data da obtenção do Título deverá ser anterior ao último dia de matrícula na ESALQ. O diploma deverá ser entregue no SVPG posteriormente, obrigatoriamente.
  • Somente para matrícula no Doutorado: Documento comprobatório de reconhecimento do curso de Mestrado junto à Capes, em vigor na data da obtenção do título (somente para alunos de Doutorado que não cursaram o Mestrado na USP) 

​Alunos estrangeiros

  • Formulário de matrícula
  • E-mail de aceite (PDF)
  • E-mails de aceite dos ministrantes das disciplinas e aval do orientador (PDF)
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Passaporte com visto de aluno (temporário IV) ou Mercosul
  • Cópia atualizada da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM, antigo RNE) ou protocolo contendo o respectivo número (documento expedido pela Polícia Federal brasileira). É possível agendar o registro na Polícia Federal antes de sua chegada ao Brasil em http://www.pf.gov.br (item Imigração > Carteira de Registro Nacional Migratório). Se já estiver no Brasil, o endereço é Rua Liberato Macedo, 872 - São Dimas, telefone (19) 3301-5230, e-mail dpf.cm.pca.srsp@dpf.gov.br
  • Diploma do curso superior - frente e verso. Caso ainda não o possua, apresentar, em caráter provisório, documento comprobatório de conclusão e colação de grau e título obtido, emitido pela Secretaria de Graduação. As datas de conclusão e colação de grau - dia/mês/ano - devem ser anteriores ao último dia de matrícula na ESALQ, sendo, obrigatoriamente, as mesmas que constarão no diploma a ser expedido. Este deverá ser entregue no SVPG posteriormente
  • Somente para matrícula no Doutorado: Histórico escolar do Mestrado 
  • Somente para matrícula no Doutorado: Diploma do Mestrado (frente e verso). Caso ainda não o possua, apresentar certificado de defesa indicando o título obtido, informando que NÃO há pendência com a universidade, que faz jus ao título de Mestre e/ou que o diploma encontra-se em fase de expedição. A data da obtenção do Título deverá ser anterior ao último dia de matrícula na ESALQ. O diploma deverá ser entregue no SVPG posteriormente, obrigatoriamente.
  • Somente para matrícula no Doutorado: Documento comprobatório de reconhecimento do curso de Mestrado junto à Capes, em vigor na data da obtenção do título, caso o mesmo tenha sido cursado no Brasil (somente para alunos de Doutorado que não cursaram o Mestrado na USP) *
  • A menos que entregue na inscrição, comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais). O pagamento deve ser feito exclusivamente através de boleto bancário, do Banco BrasilClique aqui para gerar o boleto

Instruções para a matrícula

  1. O aluno ingressante deve contatar seu orientador a fim de definir as disciplinas a serem cursadas (consultar relação de disciplinas no Guia do Pós-Graduando). 
  2. Definidas as disciplinas, a matrícula deverá ser efetuada através do formulário de matrícula (acima) preenchido, assinado e digitalizado pelo aluno e encaminhado para o e-mail matricula.pg.esalq@usp.br (endereço exclusivo para a realização da matrícula), acompanhado dos seguintes itens, todos no formato PDF:
    - documentos solicitados para a matrícula;
    - e-mails dos ministrantes das disciplinas manifestando concordância quanto a sua matrícula; e
    - e-mail do orientador manifestando concordância quanto a sua matrícula.
    Sobre os e-mails: 1. para saber o endereço de e-mail dos ministrantes/orientador, acesse o site do seu programa, item de menu Informaçoes Acadêmicas > Orientadores e linhas de Pesquisa. Caso não encontre o e-mail desejado, busque o docente por departamento 2. Para salvar os e-mails dos ministrantes/orientador com a manifestação de concordância das matrículas nas disciplinas, selecione a opção Imprimir > Salvar como pdf. Nomeie o arquivo com o nome "Aval + Nome da Disciplina" (Ex.: Aval LCE5703 Estatística Experimental). Em seguida, anexe os arquivos junto aos demais documentos solicitados para a matrícula.
  3. No título da mensagem de e-mail escreva: Primeira matrícula, seguida do nome do programa e curso. 
    Ex.: Primeira matrícula – Ciência Animal e Pastagens (Mestrado)
  4. No corpo do e-mail, informe o seu nome completo.
  5. O número USP do aluno (solicitado no formulário de matrícula) está informado na carta de aceite.
  6. Toda a documentação da matrícula deve ser encaminhada em um único e-mail.

Observações importantes

As assinaturas do orientador e ministrante implicam, automaticamente, em aval e deferimento (não há pré-matrícula). Por outro lado, as disciplinas de outras unidades da USP estão condicionadas ao deferimento do ministrante, que poderá deferir ou não o pedido de matrícula via sistema. O aluno deverá acompanhar o deferimento dentro do período de deferimento, através do Janus, para que possa incluir nova disciplina, se necessário, no período de retificação de matrícula.

No preenchimento de qualquer formulário (matrícula ou retificação), o aluno deve cuidar para que o código da disciplina corresponda ao respectivo nome, caso contrário a matrícula nessa disciplina será anulada, podendo ser solicitada novamente no período de retificação.

A data da primeira matrícula na Pós-Graduação deverá ser posterior às datas de conclusão e colação de grau do último curso realizado (graduação) ou data de homologação do título (mestrado).

O conteúdo programático, número de créditos, professor responsável e outras informações relativas a disciplinas oferecidas na ESALQ e em outras unidades da USP encontram-se disponíveis no Janus.

Alunos estrangeiros  

De acordo com o Art. 42 do Regimento da USP, o RNE constitui um pré-requisito para a matrícula do aluno estrangeiro. Portanto, a apresentação do referido documento - atualizado - ou protocolo de prorrogação de prazo é obrigatória, e deve ser entregue no Serviço de Pós-Graduação semestralmente, durante a semana de matrícula. Na falta desses documentos, o aluno deve solicitar previamente à Polícia Federal (Rua Liberato Macedo, 872 - São Dimas, Piracicaba - Tel. 3402-3707) uma declaração, constando a estada legal no país com o respectivo período.

Retificação de matrícula

Após o período de matrícula, o pós-graduando poderá incluir ou excluir uma ou mais disciplinas durante o período de retificação. Detalhes.