Alysson Paolinelli receberá Medalha Luiz de Queiroz

Paolinelli foi ministro da Agricultura na década de 1970 (crédito: Gerhard Waller)

Em cerimônia realizada durante a reunião da Congregação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, receberá a Medalha Luiz de Queiroz. O ato será realizado no Salão Nobre, a partir das 15h30.

A Medalha Luiz de Queiroz é galardão destinado a destacar personalidades - nacionais ou internacionais - por seus méritos pessoais em atividades ligadas à Agricultura no Estado de São Paulo. Projetada pelo artista plástico Archimedes Dutra, a medalha é circular em ouro, com três centímetros e meio de diâmetro, onde estão estampados símbolos representativos da docência, pesquisa, extensão e os múltiplos campos do conhecimento desenvolvidos pela ESALQ, suspensa por fita emblemática com as cores verde, amarela, branca e castanha avermelhada. Foi instituída pelo Decreto Estadual n.º 11.035 de 29 de dezembro de 1977, pelo governo de Paulo Egydio Martins.

Alysson Paolinelli Mineiro de Bambuí, nascido em 1936, Alysson Paolinelli tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal). Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas e, em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura. Após deixar o Ministério, ainda exerceu cargos de destaque na vida pública brasileira: - Presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, - Deputado constituinte - Presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Em 2006 foi agraciado com o World Food Prize, prêmio que equivale ao Nobel da Alimentação. Hoje é Presidente Executivo da ABRAMILHO (Associação Brasileira dos Produtores de Milho).

Clique aqui para conhecer os agraciados com a medalha.

Texto: Caio Albuquerque (30/08/2017)