Coleção “Comunicação e Agronegócio: propósito e impactos” chega na versão e-book e traz capítulo sobre as relações institucionais da Esalq

Versão para impressãoEnviar por email

Dividida em três volumes, a obra reúne artigos de especialistas sobre comunicação, planejamento, educação, sustentabilidade e inovação no setor

“As relações institucionais Esalq-USP e a formação de cidadãos do agronegócio” é o titulo do capítulo redigido pela diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), professora Thais Vieira, que integra a coleção Comunicação e Agronegócio: Propósito e Impactos. Dividida em três volumes, a obra reúne artigos de especialistas, de diferentes áreas do conhecimento, os quais abordam temas essenciais que conectam o setor agropecuário com a sociedade, a sustentabilidade e a inovação, demonstrando o impacto da comunicação no agronegócio e na cadeia produtiva.

Os três volumes idealizados por Marlene Marchiori, buscam apresentar a multidimensionalidade do agronegócio brasileiro o qual se entrelaça com a sociedade como um todo. São apresentados casos de pequenas, médias e grandes organizações, os quais vão muito além de uma perspectiva econômica, demonstrando o valor do trabalho que preserva e que produz com sustentabilidade, demonstrando na prática nas diferentes realidades brasileiras.

Thais Vieira falou da importância por integrar o projeto, já que este “reafirma a relevância do agronegócio como motor de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, catalisador de transformações sociais e ambientais”. Para Thais Vieira, em seu conjunto, a obra oferece uma contribuição indispensável em um momento de mudanças globais aceleradas, no qual o agronegócio brasileiro se consolida não apenas como um pilar econômico, mas também como um protagonista na construção de um futuro mais sustentável. “Recomendo sua leitura a todos que buscam compreender as complexidades e as potencialidades de um setor tão dinâmico e estratégico para o Brasil e para o mundo”.

Comunicação e Agronegócio: propósito e impactos

Volumes 1, 2 e 3

O agronegócio e sua evolução

O agronegócio, os desafios globais e sua evolução no mundo revelam cenários diversos e instigantes. A abordagem de temas seminais enaltece o valor do agronegócio, explicando e aprofundando narrativas. O Volume 1 posiciona o leitor na dimensão estruturante do agronegócio, destacando a importância da integração das cadeias para sua evolução e discutindo, a partir do pensamento de importantes lideranças nacionais, os principais desafios do agronegócio brasileiro.

O bê-a-bá da comunicação no agronegócio

O estado da arte da gestão e dos processos comunicacionais no agronegócio destaca uma comunicação com impacto, que vai muito além de campanhas e mídias. No Volume 2, o agronegócio brasileiro, ao incentivar relacionamentos e integrar cadeias produtivas, cria conexões e aproxima diversos públicos, que sustentam avanços por meio da geração de valor.

O agronegócio que comunica

O Volume 3 apresenta práticas e experiências em áreas estratégicas na comunicação do agronegócio. Ele revela direcionamentos, narrativas e práticas de uma comunicação conectada a um novo tempo, que avança e transforma, onde quer que empresas, entidades e associações contam suas histórias e destacam seus principais desafios. Em cada tema, artigos teóricos inspiradores demonstram e justificam, com conhecimento, uma revolução na comunicação estratégica do agronegócio.

A coleção "Comunicação e Agronegócio: Propósito e Impactos" está disponível em e-book na página da organizadora Marlene Marchiori https://marlenemarchiori.com.br/

Texto: Caio Albuquerque (26/3/2025)