Conselho Universitário aprova tabela de vagas para o Vestibular de 2020

O Conselho Universitário é o órgão máximo deliberativo da Universidade – Foto: Divulgação
Editoria:

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou, em sessão realizada no dia 25 de junho, a tabela de vagas dos cursos de graduação da USP para o vestibular de 2020.

No próximo ano, serão oferecidas 11.147 vagas, das quais 8.317 destinadas para a Fuvest e 2.830 vagas para a seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com resolução nº 7.373, que estabelece as formas de ingresso na Universidade, para 2020, 45% das vagas de cada curso de graduação e turno estão reservadas para candidatos egressos de escolas públicas (EP).

Nesse porcentual incide reserva de vagas para candidatos PPI equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%. Essa reserva considera, conjuntamente, os dois processos de seleção da Universidade: o vestibular da Fuvest e o Sisu.

Do total de 8.317 vagas oferecidas pela Fuvest este ano, 5.424 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência; 1.857 vagas para candidatos EP; e 1.036 para EP/PPI.

Para seleção do Sisu, estão sendo destinadas 2.830 vagas: 667 serão para ampla concorrência; 1.196 para estudantes EP e 967 para estudantes EP/PPI.

Para o próximo vestibular também foi aprovada a extinção das 50 vagas do período diurno do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, oferecido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), e a transferência dessas vagas para o mesmo curso no período noturno, que passará a oferecer 150 vagas.

Texto: Adriana Cruz, para o Jornal da USP