Esalq apoia evento do Fórum do Futuro

O Instituto Fórum do Futuro, grupo de reflexão independente voltado para o debate de questões estruturantes da sociedade brasileira a partir perspectiva do desenvolvimento sustentável, realizará o Seminário “Alimento e Sociedade – Estado Geral da Alimentação no Brasil” com foco no esclarecimento do significado das conquistas e dos desafios da cadeia de valor do alimento perante a sociedade. O evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, das 09h00 às 18h00, no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em Brasília (DF). (clique aqui para companhar a transmissão)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) é uma das diversas entidades no Brasil e do mundo que concede aporte técnico-científico ao Instituto para a realização de projetos de desenvolvimento de uma agricultura tropical mais sustentável. Durval Dourado Neto, diretor da Esalq, além de integrar a Mesa Diretora, será debatedor de um dos painéis programados.

O evento tem como objetivos colaborar com a atualização da visão de Estado para a cadeia produtiva do alimento no Brasil; debater caminhos para a organização, em Rede, da pesquisa agroalimentar; aproximar o conhecimento científico da visão estratégica do País e das expectativas de empresas, produtores e consumidores finais; debater a construção do diálogo e da produção social de sentido da cadeia agroalimentar diante da cidadania e, por conseguinte, promover a inserção do setor no projeto brasileiro de sociedade.

Participarão do acontecimento personalidades como Teresa Cristina Corrêa da Costa Dias, Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Marcos César Pontes, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Alysson Paolinelli, Presidente do Fórum do Futuro; Evaldo Vilela, Coordenador Científico do Fórum do Futuro e Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP); João Luiz Filgueiras de Azevedo, Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outras importantes autoridades.

O evento terá transmissão ao vivo via internet, no canal do Youtube do Fórum do Futuro, de todos os painéis do Seminário “Alimento e Sociedade”.

Confira programação completa.

Os Painéis serão apresentados na seguinte ordem:

1. Visão de Estado: construção de uma visão de Estado para a cadeia agroalimentar
2. Projeto Biomas Tropicais
3. Sínteses do conhecimento: Projeto Sínteses do conhecimento da agricultura tropical
4. Amazônia: Propostas concretas para o desenvolvimento sustentável
5. Mais carne, menos carbono: Descarbonização da produção de carnes no Brasil
6. Diálogo com a sociedade: Desempenho comparado das agriculturas temperada e tropical – Transbordamentos econômicos, sociais e ambientais
7. Reputação dos produtos agrícolas brasileiros e Projeção da percepção de valor
8. Agrotóxicos: Cenários para os agrotóxicos e para o controle biológico
9. Alimentos do Futuro: Ameaças e oportunidades
10. Água, ativo estratégico da economia brasileira
11. Sustentabilidade aferida da agricultura nos cerrados
12. Desperdício de Alimentos: Estado da arte do debate estratégico e tecnológico
13. Emprego e Rupturas
14. Biotecnologia
15. Modernização do controle da pesquisa

Instituto Fórum do Futuro

É um grupo de reflexão independente, voltado para o debate de questões estruturantes da sociedade brasileira, a partir perspectiva do desenvolvimento sustentável. Promove debates, realiza estudos, diagnósticos e antecipa cenários com foco na construção programática, que destaca e valoriza a plataforma da Ciência, da Pesquisa, da Tecnologia e da Inovação. A área central de interesses é a cadeia de valor do alimento e a bioenergia. Sua missão é a de sistematizar, valorizar, decodificar, e difundir a informação técnico-científica, através de estudos e eventos que promovam a prática da gestão e do planejamento na visão estratégica e no projeto de desenvolvimento das Nações.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (21/11/2019)