Esalq e Adealq realizaram abertura da 66ª Semana Luiz de Queiroz

Autoridades durante a abertura da 66ª Semana Luiz de Queiroz (crédito: Gerhard Waller)

Nesta manhã de quarta-feira, 11 de outubro, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq), realizaram a cerimônia de abertura da 66ª Semana Luiz de Queiroz, tradicional evento que além de marcar o dia do engenheiro agrônomo, agrega atividades técnicas, científicas e culturais, culminando com a aguardada reunião de congraçamento dos ex-alunos da Esalq.

O evento contou com os atos da transferência do Gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo; assinatura do Protocolo de Intenções entre Esalq e Adealq, visando ações conjuntas para o desenvolvimento do Programa de Relacionamento com egressos; homenagens às entidades parceiras da Esalq, que contribuíram com a instituição no desenvolvimento de pesquisas e na formação de recursos humanos; e 1ª Reunião do Conselho Consultivo da Diretoria da Esalq (gestão 2023-2027), que foi constituído via Portaria Esalq nº 033, de 21 de setembro de 2023, com o objetivo de assegurar a participação da sociedade nos assuntos relacionados à orientação estratégica da Unidade.

O dispositivo de honra da cerimônia esteve composto por Guilherme Piai, Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo; Profa. Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP); Marcelo Luiz Marino dos Santos, presidente da Associação dos Ex-Alunos da Esalq (Adealq); Nancy Thame, secretária municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba; Professor Luciano Mendes, prefeito do Campus USP Luiz de Queiroz; Professor Ernani Pinto, diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/Usp); Professor Marcos Milan, vice-diretor da Esalq.

Entidades parceiras da Esalq homenageadas

Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), pelos seus 30 anos; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - 50 anos; Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef) - 55 anos; Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) da Apta, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento - 60 anos; Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba - 70 anos; Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana) - 75 anos; Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq) - 80 anos; Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz - 120 anos.

Pronunciamentos

Além de destacar a honra em ter transferida a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento para a Esalq, a diretora da Esalq, Thaís Vieira, falou sobre a importância da Adealq que completa 80 anos e destacou o relacionamento que a Esalq mantém com a sociedade. "Esse ano é muito especial porque nós temos os 80 anos de existência da Adealq, uma comemoração muito importante que se junta às demais celebrações e homenagens que fizemos às associações parceiras, organizações externas que colaboram, colaboraram e continuam sempre colaborando com a Esalq. Estamos cada vez mais abertos à sociedade, aos parceiros, às entidades externas, para que possamos construir um futuro melhor juntos”.

Após declarar a transferência de seu gabinete para a Esalq, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, falou sobre seu recente ingresso na pasta e a aproximação com os centros de ensino, pesquisa e extensão voltados para o agro. “A Esalq é uma joia rara do Estado de São Paulo, premiada mundialmente, com um corpo técnico maravilhoso. Por isso, a junção do poder público com a Esalq é um caminho de sucesso. Assim, vamos investir cada vez mais nessa parceria, definindo diretrizes para o agro aqui do Estado de São Paulo. Com esse suporte da Esalq chegaremos lá mais rápido”.

Marcelo Luiz Marino dos Santos, presidente da Associação dos Ex-Alunos da Esalq (Adealq), falou sobre a celebração dos 80 anos da Adealq. "Essa é a primeira vez que participo da Semana Luiz de Queiroz como presidente da Adealq, e é muito especial, pois estamos celebrando 80 anos da Associação. Preparamos uma semana intensa que culminará no próximo sábado com a reunião dos egressos, evento que sempre proporciona um grande prazer para todos nós".

Ainda nesta manhã de 11 de outubro, o Ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, esteve na Esalq para participar da reunião do Conselho Consultivo da Esalq, do qual é membro. Em sua passagem pela cerimônia de abertura da 66ª Semana Luiz de Queiroz falou de sua participação na reunião do Conselho Consultivo e a importância da Esalq para o agro brasileiro. “Sinto-me muito honrado pelo convite da Esalq, que é uma referência brasileira e mundial. Vários países promoveram verdadeiras revoluções para a humanidade nos últimos 50 anos e o Brasil promoveu a revolução alimentar. A Esalq tem muita responsabilidade nisso que, a partir da ciência, levou homens e mulheres vocacionados no campo a serem cada vez mais eficientes. Portanto, estar agora aqui como ministro da agricultura, fazendo parte deste conselho, é um momento de muito orgulho e de responsabilidade”.

Alicia Nascimento Aguiar (MTb 32531) e Caio Albuquerque (MTb 30356)

11/10/2023