Esalq e Aliança Global contra a fome e a pobreza firmam declaração de compromisso

Versão para impressãoEnviar por email

A pobreza e a fome assolam países em todo o mundo. A busca por soluções que minimizem essa condição fez com que a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza se aproximassem para juntas estabelecerem uma Declaração de Compromisso com o objetivo de erradicar as necessidades mais prementes das populações.

Sobre a Aliança Global  

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi estabelecida como uma proposta da presidência brasileira do G20.  Sua missão é apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza (ODS 1 e 2), ao mesmo tempo em que reduz as desigualdades (ODS 10) e contribui para revitalizar as parcerias globais para o desenvolvimento sustentável (ODS 17) e para a realização de outros ODSs interligados, promovendo transições sustentáveis, inclusivas e justas.

Em uma abordagem inovadora, a Aliança reduz os custos de transação e evita duplicação de esforços aproveitando uma base de dados unificada, simplificando a identificação de necessidades e oportunidades de conhecimentos e financiamentos. Ela

também se diferencia ao favorecer a agregação de recursos e conhecimentos, possibilitando um maior impacto e eficiência comparados a esforços individuais e fragmentados. Isso permite a implementação de estratégias abrangentes e multissetoriais.

Participação da Esalq/USP

A expertise da Esalq faz com que ela possa atuar com propriedade em suas áreas do conhecimento. Ao aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, a instituição de nível superior gratuita, compromete-se a fazer os seus melhores esforços, no seu próprio campo de ação, e de acordo com suas capacidades, prioridades, preferências, procedimentos e arranjos e estrutura legais, para apoiar a implementação de instrumentos de política e programas a nível nacional, conforme apropriado, incluindo a promoção da aprendizagem partilhada e a mobilização de recursos, públicos e privados, em escala.

A instituição objetiva melhorar o acesso pró-pobre a insumos agrícolas, tecnologia e conhecimento por meio da Casa do Produtor Rural,  iniciativa pioneira de extensão universitária que serve como um centro de serviços nacional para produtores rurais em todo o Brasil. Pretende, ainda, trabalhar com a Escola Internacional, um programa especial sobre Sistemas Tropicais de Produção de Base Biológica para alunos de graduação do mundo inteiro, que tem como objetivo apresentar um panorama das tecnologias, economia e cenários ambientais da agricultura, silvicultura, pecuária e ciência e tecnologia de alimentos brasileiras em aulas teóricas e visitas técnicas.

A Plataforma Global de Doutorado Colaborativo Feed, Protect, Care, desenvolvida como uma iniciativa conjunta entre a Universidade de Montpellier (UM), na França, e Universidade de Pretória (UP), na África do Sul, que conta com a participação de 16 universidades do mundo inteiro, e Esalq (única representante brasileira), será outra a se engajar nessa parceria. Esta resposta inovadora aos imperativos da ciência aberta e da educação aberta foca nas missões sociais interconectadas de alimentar, cuidar e proteger pessoas, lugares e o planeta.

Um catalisador para a inovação em agronegócios, a ESALQTec Technology Incubator, também fará parte deste conjunto de esforços. Esta fornece suporte abrangente para startups, micro e pequenas empresas no setor de tecnologia agrícola. Ao promover avanços de ponta, ela preenche a lacuna entre pesquisa e comercialização, acelerando o crescimento de soluções de alto impacto.

Finalmente, a Esalq reforcará sua atuação com o CCarbon, centro que gera conhecimento, tecnologia, inovação, treinamento de recursos humanos e disseminação de soluções baseadas em carbono para sistemas agrícolas tropicais, visando conciliar a crescente demanda por alimentos, fibras e energia com a sustentabilidade (ambiental, econômica e social).

A diretora da Esalq, Profa. Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, destacou que como instituição pública de ensino e pesquisa, a Esalq tem um compromisso sólido com a geração e disseminação de conhecimento para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades. “Nossa participação na Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza reforça nossa estratégia de colaboração com parceiros nacionais e internacionais, unindo ciência e inovação para impulsionar soluções transformadoras. Nossa adesão à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza está alinhada aos nossos objetivos estratégicos de ampliar o impacto das atividades de pesquisa bem como de aprofundar o diálogo com a sociedade, fortalecendo a extensão universitária”.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 21.03.2025