Esalq recebe estrangeiros para curso de férias sobre agricultura tropical

Estudantes da China, EUA e Europa estão na Esalq (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realiza, de 15 a 26 de julho, o 4º Summer School, programa especial em agricultura tropical de base biológica. Nestas duas semanas, estudantes brasileiros se juntam acadêmicos dos EUA, China, Dinamarca, Holanda e Noruega para uma imersão que contempla aulas práticas e teóricas, além de visitas técnicas e interação cultural.

Durante a abertura dos trabalhos, o vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, falou sobre a importância da iniciativa e a interação entre estudantes de diferentes nacionalidades. “A Esalq tem uma importância internacional, é bastante reconhecida e esse curso atrai estudantes de várias do mundo já que a agricultura tropical é um tema de importância crescente em função do aumento da demanda de alimentos no mundo”.

A presidente da Comissão de Atividades Internacionais da Esalq, professora Helaine Carrer, projeta duas semanas de atividades que enriquecerão a formação desses estudantes. “Essa á uma oportunidade que a Esalq oferece aos estudantes, de participar de um curso que dá uma visão geral sobre a agricultura tropical, que é diferente dos outros países. Além de ser uma excelente ocasião para nossos estudantes se integrarem essa comunidade estrangeira, já que esse ano temos participantes de várias partes do mundo. Serão duas semanas bastante proveitosas”.

Entre os temas que serão abordados estão ciência e tecnologia na produção de cachaça, aplicação de óleos essenciais na nutrição animal, conservação florestal, produção sustentável de cana-de-açúcar, agricultura de precisão, bem-estar animal, produção de cacau, manejo integrado de pragas, diversidade de micro-organismos e criação de bezerras leiteiras. O programa oferece ainda visitas a uma cervejaria, a uma fazenda produtora de silagem, a uma unidade produtora de etanol, a uma propriedade produtora de flores e plantas ornamentais e, finalmente, a uma central produtora de máquinas agrícolas.

Texto: Caio Albuquerque (15/07/2019)

A programação do curso contará com aulas teóricas e práticas, além de visitas técnicas e interação cultural (crédito: Gerhard Waller)