Esalq na 18ª Primavera dos Museus

Museu Luiz de Queiroz integra a programação de 23 a 29 de setembro, que terá como tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”

De 23 a 29 de setembro, ocorre a 18ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, de organização do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.

Na Esalq, as atividades ficarão a cargo do Museu “Luiz de Queiroz” e do Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza – CRECIN, por meio das ações do Clube de Ciências. As atividades também são realizadas em parceria com o Instituto Federal de São Paulo – campus Piracicaba.

Monitorias para escolas e instituições de ensino

De 23/09 a 27/09/2024

Durante a semana, o Museu “Luiz de Queiroz” e o Clube de Ciências “Luiz de Queiroz” realizam uma série de monitorias com o público escolar, visando explorar a exposição “Desvendando a Matemática”, com atividades e práticas envolvendo os temas matemática, física, astronomia, história, geografia e muito mais. A atividade é uma colaboração do Museu e do grupo de pesquisa e extensão CRECIN – Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza

Escape Room “Um mistério no Museu e Clube de Ciências”

Dias 24/09 e 25/09/2024

Organizada pelo grupo de pesquisa e extensão CRECIN – Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza em parceria com o Museu, o escape room será realizada no Museu e Clube de Ciências “Luiz de Queiroz”, com alunos da Esalq/USP, com o objetivo de solucionar um mistério por meio de enigmas e práticas envolvendo o modelo STEAM (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática), em apenas uma hora. A proposta será utilizada para destacar o potencial de espaços de ensino não formal em oferecer atividades diversas. Atividade exclusiva para as disciplinas da Esalq já inscritas.

Primavera da Ciência – uma noite de ensino, cultura e diversão

Data: 27/09/2024, das 19h às 22h

Será realizada uma atividade noturna no Museu “Luiz de Queiroz” e Clube de Ciências “Luiz de Queiroz”, com objetivo de abrir o espaço para visitação do público com atividades envolvendo observação astronômica, jogos gigantes, exposições, experimentos científicos e monitorias. As ações são uma colaboração do grupo de pesquisa e extensão CRECIN, do Instituto Federal de São Paulo – campus Piracicaba e do Museu.

As atividades do dia 27/9 são gratuitas.

Redes sociais – Instagram

@museulq

@crecin.esalq

@astronomia_ifsp_piracicaba_